MENSAGEM SUBLIMINAR: Você já pode ter sido atingido por ela!!




>Como as mensagens subliminares podem influenciar nossas vidas e sugerir que tomemos atitudes sem fazer qualquer tipo de análise?

O que são Mensagens Subliminares? Como se dão e como são veiculadas na mídia?

Mensagem subliminar são informações colocadas de maneira escondida em meios de comunicação como TV, rádio, jornal, cinema e que não são percebidas de maneira consciente, são colocadas de fato muito bem escondidas e passam despercebidas pelo espectador em meio a um turbilhão de informações que deixam nossos órgãos sensores saturados.

Se dão principalmente pelo reconhecimento da visão e audição. No cinema, por exemplo, as mensagens subliminares são inseridas em meio a projeções sistematizadas pelo mesmo, utilizando dos recursos de produção das imagens, que é apresentado numa velocidade muitas vezes inimaginável. Os sistemas de projeção dos cinemas é produzido com ferramentas que programam por exemplo a apresentação de 24 pequenas fotos em seqüência num tempo curtíssimo de apenas 1 segundo, para darem a impressão de movimento seqüencial.

Em programações realizadas em computador, na propalada produção não linear, a cada um segundo as imagens são divididas em 30 frames, e é nesse intervalo de imagens que as mensagens subliminares são inseridas. Elas acontecem quando um destes quadros que compõem a seqüência é removido e substituído por algum tipo de informação que pode conter algo com o poder de influenciar a pessoa que estará assistindo.

Usando a mensagem subliminar para fins escusos e comerciais

Deixou de ser novidade na mídia casos de “escândalos” causados pela inserção de mensagens subliminares que tenham provocado reações em pessoas que obtiveram acesso à informação. O mais polêmico nos últimos anos foi à utilização da mesma na conturbada eleição presidencial de 2000 nos EUA, quando o Partido Republicano de George Bush fez uso de uma edição que chamava os Democratas de “ratos”. Na mesma peça publicitária que foi veiculada mais de 4400 vezes houve um tratamento subliminar no áudio que automaticamente influenciava os eleitores. Depois de assistir por diversas vezes a mesma inserção publicitária na TV, um senhor aposentado percebeu algo estranho, gravou as imagens e denunciou a utilização da técnica, presente na propaganda dos Republicanos.No Brasil, o primeiro caso de utilização de mensagem subliminar foi detectado em uma propaganda da Chevrolet, que ao enfatizar o conforto de uma linha de carros totalmente nova e luxuosa, utilizou-se do tratamento de um áudio que possuía o mesmo ritmo do batimento cardíaco de uma mãe ao amamentar seu bebê, com a intenção de causar no telespectador uma sensação de conforto, vantagem oferecida pela empresa como marca registrada de seus veículos.

A dificuldade de percebe-las

O grande problema da mensagem subliminar como o próprio nome diz, é que nunca saberemos de forma clara e consciente o teor da mesma quando inserida em um filme, programa ou mesmo em uma peça publicitária, e também a que momento ela será apresentada. Em uma sociedade que não admite repetições nos meios de comunicação, criou-se uma indústria de conteúdo que trabalha no esquema 7x24, colocando desta forma na tela do espectador tudo o que acaba de acontecer ou de sair do forno, disponibilizando assim uma quantidade enorme de ofertas de entretenimento, tornando assim praticamente impossível afirmar se não estamos sendo de alguma maneira em qualquer momento impactados por algum cavalo de tróia midiático.Para tentar detectar a presença de mensagens subliminares na TV em canais abertos como Globo, Record, SBT e Band com uma programação diária de 18 horas, por exemplo, teríamos 4 canais x 18 horas x 60 minutos x 60 segundos x 30 frames, que resultaria na veiculação de mais de sete milhões de “quadrinhos” em uma contagem rápida e simples. Para se constatar um corpo estranho em cada um deles, quando chegássemos ao de número 500.000 já haveríamos ultrapassado às 24 horas de um dia, e novas inserções já estariam rodando há muito tempo, o que nos leva a descartar a possibilidade do rastreamento do subliminar, mesmo se uma grande equipe estivesse envolvida na averiguação dos fatos, tamanha é a indústria do entretenimento, levando em consideração apenas os canais citados!

A Internet está a salvo?

O mesmo acontece também na internet. Engana-se quem pensa que tirar os filhos de frente da TV e os colocá-los em frente ao computador seria a forma mais eficaz para poupá-los da subliminidade. A grande rede está recheada de mensagens que fazem apologia ao racismo, pornografia e pedofilia, e seu ambiente propício para o anonimato faz com que crimes e atitudes imorais entrem em escala crescente em todo mundo cada vez mais.Os populares programas de animação de imagens para computadores conhecido como Flash tornaram-se ferramentas importantíssimas pela sua capacidade de velocidade e precisão para edição e projeção de imagens como nunca antes. Com ele é possível esconder uma informação numa velocidade surpreendente e impossível de ser assimilada pelo nosso consciente. Num espaço de tempo de 1 segundo, por exemplo, é possível exibi mais de 120 quadros , e um destes pode conter aquilo que não queremos ver.No Brasil, segundo pesquisas recentes, existem mais e 1,25 milhões de domínios registrados, e esses dados por si só são capazes de mostrar o tamanho de uma mídia que em expansão, possui muito mais recursos e facilidade para a transmissão de mensagens subliminares do que qualquer outra.

Cautela redobrada!

Estes exemplos nos mostram a nossa vulnerabilidade frente a uma mídia que com o passar do tempo evolui, e que tem a capacidade de nos tornar presos ao fantástico mundo de ntretenimento e dos efeitos visuais, ao mesmo tempo em que nos tornam reféns do inesperado. Sendo assim, faz-se necessários como verdadeiros cristãos em um mundo pós-moderno tomarmos cautela com as programações de toda a mídia que estão disponíveis aos nossos olhos, ouvidos e as pontas de nossos dedos. Temos ainda a possibilidade de mudarmos o curso da situação, fazendo uso com temor das mesmas tecnologias no sentido de criarmos opções comprometidas coma a moralidade, ética, fazendo-se proclamar a realidade do evangelho para um mundo cada vez mais contaminado pelo pecado. Que o senhor nos utilize para alcançar e influenciar de forma positiva o maior número de pessoas, levando assim cativo todo pensamento a Cristo. A Ele seja a glória!

Samuel Robles

Comentários

  1. Amado irmão, graça e paz.
    Excelente este espaço. Saúdo-o como mais uma força a proclamar o Evangelho e batalhar pela sã doutrina.

    Caso queira trocar links comigo, entre em contato.

    Que Deus lhe abençoe e use a cada dia mais, em nome de Jesus.

    Sammis Reachers
    Poesia Evangélica – www.poesiaevanglica.blogspot.com
    Arsenal do Crente – www.arsenaldocrente.blogspot.com
    Veredas Missionárias – www.veredasmissionarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelas palavras. estou add aos meus links recomendados o link do seu blog sobre poesias. parabéns pelo brilhantismo!

    ResponderExcluir
  3. Amado irmão, boa matéria, mas deveríamos tomar cuidado é em nos envolvermos, não digo com a internet, porque tem sua utilidade, por exemplo, apresentar Jesus aos internautas, como você está fazendo, de certa forma temos uma chancizinha de manipulá-la a nosso favor. O que não acontece com os outros itens que você citou. Por exemplo, o que iríamos buscar em um cinema, ou assistir um Eddie Murphy no DVD e de casa. E a pior de todas elas a meu ver. Ela nem precisa conter mensagens sublimiares, ela passa mesmo escancaradamente em suas novelas: prostituição, sodomismo, apologia ao divórcio e traição e o que é pior ao contrário da internet nós somente absorvemos o que ela transmite sem podermos nos posicionar. É a pior de todas que ainda tem o sadismo de dizer que traz o mundo para dentro das casas. Deveríamos bani-la das nossas casas, ela não serve para outra coisa como o computador com o qual podemos fazer várias coisas rentáveis.

    Fique na Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo!!

    May God Bless you.

    ResponderExcluir
  4. Olá anônimo,

    recado dado! Que cada um dos nossos leitores tirem suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor