A Influência da Cabala entre as celebridades


SÃO PAULO - Madonna completa 50 anos neste sábado (16) e declarou dias antes do aniversário que sua idade espiritual é de 36 anos, informou o site Female First. Segundo ela, a informação lhe foi passada pelos sacerdotes da Cabala, sua religião.

A cantora enviou mensagens para seus amigos pedindo que não mandem nenhum cartão, bolo ou presente que faça referência a sua idade real. (JB Online)
Causou admiração a revelação e atitude de Madonna em relação a sua religião. O que vem a ser a Cabala? Neste post publico algumas informações sobre essa filosofia mística, difundida em todo o planeta.
O que é a Cabala?
Cabala, do hebraico “Tradição”, é basicamente uma interpretação mística e subjetiva de elementos da Torah (Pentateuco Judaico), que se constitui de manipulações do nome de Deus, de anjos, das letras que compõem o vocábulo Torah, e até de acentuação gráfica de outros escritos místicos, e de outras interpretações especulativas de variados escritos sagrados à existência humana e seu desenvolvimento.

Definida como “síntese desordenada de todos os elementos do misticismo que sempre achou expressão no judaísmo” pelo Rabino Meyer Waxman, a Cabala se desenvolveu em Israel, na Babilônia e em algumas regiões da Europa entre os séculos X e XVIII d.C., e foi uma reação ao judaísmo estéril e filosófico daquele tempo.

As correntes interpretativas da Cabala

A cabala se constitui basicamente em duas correntes de interpretação:

Prática: enfoca o uso de fórmulas místicas para realização de milagres e obras sobrenaturais. Acredita-se que certas combinações de números, letras e elementos religiosos podem resultar em benefícios, tais como a realização de desejos, feitiços, encantamentos e curandeirismo.

Teórica: enfatiza os grandes questionamentos humanos como a formação e existência da vida e do mundo. Propõe uma série de doutrinas com a finalidade de difundir seus pensamentos entre seus iniciados, e entre elas destaca-se a doutrina da mediação por anjos como forma de aproximação de Deus; as emanações divinas chamadas de sephirot que segundo eles é responsável pela formação, desenvolvimento e manutenção da existência humana, e da concepção das duas energias responsáveis pela formação de tudo, inclusive da alma. A semelhança do Taoísmo, essas duas energias classificadas como ativa e passiva são representadas pelo masculino e feminino na Cabala, o que os leva a acreditar que na preexistência da alma, ao descer ao mundo material, a força ativa representada pelo masculino encarna-se em um homem, e a passiva representada pelo feminino encarna-se em uma mulher. Para que a realização da união das duas energias se concretize, faz-se necessário que os dois seres vivam uma vida justa, a fim de que encontrem a sua “outra metade”, o que caracteriza a tão propalada idéia da “alma gêmea”, já difundida também por outros movimentos e filosofias místicas contemporâneas.

O crescimento da filosofia mística

O povo judeu já estuda a cabala há muito tempo, contudo, nas últimas quatro décadas o interesse por ela cresceu significativamente, influenciado pela aceitação de seus ensinamentos por artistas mundialmente conhecidos como Madonna, que anunciou publicamente ser praticante da Cabala já ha 10 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor