21.8.08

A Influência da Cabala entre as celebridades


SÃO PAULO - Madonna completa 50 anos neste sábado (16) e declarou dias antes do aniversário que sua idade espiritual é de 36 anos, informou o site Female First. Segundo ela, a informação lhe foi passada pelos sacerdotes da Cabala, sua religião.

A cantora enviou mensagens para seus amigos pedindo que não mandem nenhum cartão, bolo ou presente que faça referência a sua idade real. (JB Online)
Causou admiração a revelação e atitude de Madonna em relação a sua religião. O que vem a ser a Cabala? Neste post publico algumas informações sobre essa filosofia mística, difundida em todo o planeta.
O que é a Cabala?
Cabala, do hebraico “Tradição”, é basicamente uma interpretação mística e subjetiva de elementos da Torah (Pentateuco Judaico), que se constitui de manipulações do nome de Deus, de anjos, das letras que compõem o vocábulo Torah, e até de acentuação gráfica de outros escritos místicos, e de outras interpretações especulativas de variados escritos sagrados à existência humana e seu desenvolvimento.

Definida como “síntese desordenada de todos os elementos do misticismo que sempre achou expressão no judaísmo” pelo Rabino Meyer Waxman, a Cabala se desenvolveu em Israel, na Babilônia e em algumas regiões da Europa entre os séculos X e XVIII d.C., e foi uma reação ao judaísmo estéril e filosófico daquele tempo.

As correntes interpretativas da Cabala

A cabala se constitui basicamente em duas correntes de interpretação:

Prática: enfoca o uso de fórmulas místicas para realização de milagres e obras sobrenaturais. Acredita-se que certas combinações de números, letras e elementos religiosos podem resultar em benefícios, tais como a realização de desejos, feitiços, encantamentos e curandeirismo.

Teórica: enfatiza os grandes questionamentos humanos como a formação e existência da vida e do mundo. Propõe uma série de doutrinas com a finalidade de difundir seus pensamentos entre seus iniciados, e entre elas destaca-se a doutrina da mediação por anjos como forma de aproximação de Deus; as emanações divinas chamadas de sephirot que segundo eles é responsável pela formação, desenvolvimento e manutenção da existência humana, e da concepção das duas energias responsáveis pela formação de tudo, inclusive da alma. A semelhança do Taoísmo, essas duas energias classificadas como ativa e passiva são representadas pelo masculino e feminino na Cabala, o que os leva a acreditar que na preexistência da alma, ao descer ao mundo material, a força ativa representada pelo masculino encarna-se em um homem, e a passiva representada pelo feminino encarna-se em uma mulher. Para que a realização da união das duas energias se concretize, faz-se necessário que os dois seres vivam uma vida justa, a fim de que encontrem a sua “outra metade”, o que caracteriza a tão propalada idéia da “alma gêmea”, já difundida também por outros movimentos e filosofias místicas contemporâneas.

O crescimento da filosofia mística

O povo judeu já estuda a cabala há muito tempo, contudo, nas últimas quatro décadas o interesse por ela cresceu significativamente, influenciado pela aceitação de seus ensinamentos por artistas mundialmente conhecidos como Madonna, que anunciou publicamente ser praticante da Cabala já ha 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...