13 Fatores da Consciência Missionária

SETEMBRO - MÊS NACIONAL DE MISSÕES

1. Propósito de Deus - Ele tem chamado do mundo um povo para si, enviando-o novamente ao mundo, para fazer discípulos de todas as nações (Mt. 25.19; Jo. 20.21; At. 15.14).

2. A Autoridade da Bíblia - Como inerrante e infalível Palavra de Deus, afirmamos o poder dasEscrituras Sagradas para efetuar o propósito de Deus na salvação do homem (Rm 1.16; 2 Tm. 3.16).

3. A Universalidade de Cristo - Afirmamos que só existe um Salvador e um só Evangelho, em­bora haja uma variedade de maneiras de se realizar a obra de evangelização do mundo (Jo. 4.42;At. 4.12).

4. A Natureza da Evangelização - Evangelização em si é a proclamação do Cristo bíblico e his­-tórico como Salvador e Senhor, com o propósito de persuadir os homens, para que por intermé-­dio Dele se reconciliem com Deus (At. 20.47; 2 Co. 5.11, 20).

5. A Responsabilidade Social Cristã - "A fé sem obras é morta", embora a reconciliação do homemcom o homem, não signifique a reconciliação deste com Deus, nem ação social, evangelização, afir­-mamos que ambos são parcelas do nosso dever cristão (Gn. 1.26-27; Lc. 6.27,35; Tg. 2.14-26).

6. A Igreja e a Evangelização - A Igreja ocupa o ponto central do propósito divino, ela é o instru­-mento para difusão do Evangelho. A evangelização mundial requer que a Igreja toda, leve a todo omundo, o Evangelho Integral em trabalho mútuo de cooperação (Jo. 17.21-23; At. 1.8; Gl. 6.14; Fp.1.27).

7. A Urgência Missionária - Com mais de dois terços da humanidade, ainda não eficiente­mente evangelizada, como Igreja, sentimo-nos envergonhados da nossa negligência para comtanta gente. Sendo cada geração responsável pela sua geração, esta é a hora da Igreja orar fervo-­rosamente, e lançar programas visando à evangelização total do mundo (Jo. 4.9; Rm. 9.1 -3;10.11-16).

8. As Culturas e a Evangelização - A evangelização mundial requer o desenvolvimento de es­-tratégias e metodologias novas e criativas, e a cultura de um povo em parte é boa e em outraparte má, devido à Queda, por isso deve sempre ser julgada e provada pelas Escrituras, para quepossa ser redimida e transformada para a glória de Deus (Mc. 7.8-9,13; Rm. 2.9-11; 2 Co. 4.5).

9. A Educação e a Liderança - Reconhecemos a grande necessidade de melhorar a educaçãoteológica, especialmente em se tratando de líderes de igrejas, existindo em todo povo enorme ne­-cessidade de ensino e treinamento para seus pastores e aos leigos nativos (At. 14.21 - 24; Tt. 1.5,9).

10. O Conflito Espiritual - Cremos que estamos envolvidos em guerra constante contra os principados e potestades do mal, que buscam destruir a Igreja e malograr sua tarefa de evangelizar o mundo, semeiam falsas doutrinas e mundanismo em nosso meio. O momento demanda vigilância e discernimento (Jo. 17.15; Ef. 6.10-20; 2 Co. 4.3).

11. Liberdade e Perseguição - A liberdade de praticar e propagar o Cristianismo de acordo com a vontade de Deus é um direito nosso, conforme a Declaração Universal dos Direitos Hu­manos, mas não nos esqueçamos de que Jesus nos advertiu de que a perseguição é inevitável, mas nem por isso devemos nos intimidar (Mt. 5.10-12; At. 4.16; 21)

12. O Poder do Espírito Santo - A evangelização mundial só se concretizará com uma Igreja cheia do Espírito Santo, sendo Ele quem convence o homem do pecado. O Espírito Santo tem um profundo interesse missionário (Jo. 7.37-39; At. 1.8; 1 Co. 2.4-5).

13. O Retomo de Cristo - A promessa da segunda vinda de Cristo representa um incentivo a missões. Cremos que o período intermediário entre sua ascensão e o seu segundo retorno deve' ser usado para o cumprimento da nossa missão como Povo de Deus, a obra missionária não poderá parar enquanto Ele não vier (Mc. 13.10; 2 Pe. 3.13; Ap. 7.9).

Síntese do Pacto de Lausanne

Comentários

  1. Sidnei,

    Gostei muito da matéria, pois trabalho com missões na minha igreja. Parabéns pelas postagens.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor