Dia do professor - A arte de ensinar, seus embates e recompensas


Eu e meus alunos em uma oficina de produção de texto
 em um dos meus ambientes preferidos: a biblioteca


Dançarinos de balé, patinadores de gelo e atores shakespearianos nos enchem de admiração por sua graça e beleza de movimento, ou convicção de discurso. Aplaudimos os seus saltos, nos maravilhamos com a sua velocidade, sentimos prazer nas nuances de suas frases. E se eles atingem o ponto mais alto de performance, ficamos de pé e exclamamos: "Bis!". Mas se chegássemos bem perto e ficássemos nos bastidores, iríamos capturar outros detalhes menos saborosos — a respiração pesada, os rios de suor e a maquiagem escorrendo.

Ensinar é muito parecido com isso. De longe — há uma distância segura — parece uma dança bonita a aprender, e às vezes é exatamente assim. Quando você "faz sucesso" com seus alunos, quando um pai que costuma fazer críticas se alegra e lhe diz que você está fazendo um bom trabalho, você sente que não há nada como isso. A verdade é que há dias gloriosos como este, e graças a Deus por eles.

Também há dias em que você pode sofrer urna falta de bom senso e sabedoria, dias em que pouco parece dar certo, momentos de dúvida pessoal quando você ate questiona a sua vocação. Pense neles como "dias de bastidores". Conte ao Senhor a suas dificuldades e se apoie em seu entendimento.

Nem sempre Jesus agradou a todos o tempo todo. Lembra-se da noite em que seus discípulos adormeceram no jardim quando Ele mais precisava que eles prestassem atenção? Algumas lições eles entenderam; outras, eles perderam completamente. Deus quer que você tenha êxito e que seja eficaz. Ele também quer que você seja honesto quando não estiver dando certo. Desabafe, descanse em seu amor, e você ouvirá os gritos celestiais de "Bis!"

> Graça diária para professores

A todos os professores que atuam tanto no ministério cristão quanto secular, nas igrejas, nas escolas e faculdades públicas e privadas, minhas sinceras felicitações pela passagem do Dia do Professor. Que inspirados pelo exemplo do Mestre dos mestres possamos contribuir no desenvolvimento intelectual e espiritual, conduzindo nossa sociedade a aquisição do conhecimento que transforma.

Comentários

  1. Obrigado.
    Acabei de sair de uma aula dificil!
    =)
    Foi um texto mt delicado.
    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor