"Vuvuzela" entra para o dicionário de Inglês de Oxford

A Copa do Mundo, a crise financeira mundial e o aquecimento global estão entre as influências linguísticas mais recentes a serem incorporadas ao dicionário Oxford de inglês, cuja nova edição foi publicada nesta semana.
A palavra "vuvuzela" - a corneta usada por torcedores de futebol especialmente durante a última Copa do Mundo - foi acrescentada ao dicionário.
No campo da economia, outro termo que entrou no dicionário é "toxic debt" ("dívida tóxica", em português), em referência a dívidas com alto risco de não serem pagas.
Também foi acrescentada a expressão "quantitative easing" ("flexibilização quantitativa", em português), a prática econômica de se introduzir dinheiro novo em uma economia através do Banco Central. A política foi adotada pelo governo britânico durante a crise econômica global.
A nova edição do dicionário, a terceira, traz alguns termos de mudanças climáticas, como "carbon capture" ("captura de carbono") - o processo de se retirar dióxido de carbono do ambiente - e "Geo-engeneering" ("geoengenharia") - a manipulação de processos na tentativa de combater o aquecimento global.
A internet também está no novo Oxford Dictionary of English, com os termos "social medias" ("mídias sociais") - sites e aplicativos usados para formação de redes sociais - e "microblogging" - a publicação de textos curtos em blogs e sites.
Outros termos acrescentados foram "staycation" - para pessoas que passam férias no próprio país - e "national treasure" ("tesouro nacional") - em referência a pessoas ou coisas consideradas símbolos nacionais.
Diferente do mais tradicional Oxford English Dictionary, o Oxford Dictionary of English costuma trazer termos mais recentes da lingual inglesa. A primeira edição foi publicada em 1998. A atual traz mais de 2 mil novas palavras.
A segunda edição, de 2005, incorporou a palavra "chav", gíria pejorativa usada na Grã-Bretanha para descrever "pessoas jovens de classe baixa caracterizadas por comportamento rude e que usam roupas de marca, autênticas ou imitações".

Fonte: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor