O sono da razão


As lições de Goya e a teologia na igreja evangélica brasileira


Luiz Sayão

Francisco de Goya foi um dos grandes expoentes da pintura espanhola. No final do século 18, o pintor romântico fez história ao deixar-nos seu famoso quadro, o Sonho da Razão.  Nele, Goya expressa o que marcou muito a sua existência: o sonho da razão produz monstros. Os anos passam e os contextos se multiplicam, mas as lições de Goya e sua obra ainda nos atingem. 

O Sonho da Razão
Não há como negar que nós evangélicos estamos diante do “Sono da Reflexão Teológica”. É o nosso“sono da razão”. É claro que não se deve ingenuamente pensar que um mundo racionalista e iluminista nos traria um mundo melhor. O nosso mundo “civilizado” e “evoluído” tantas vezes comprovou como isso é fatal e desolador. Hoje vemos uma efervescência evangélica no Brasil que impressiona. Alguns até sugerem que em breve metade do país será evangélico. Todavia, o multiforme mundo evangélico precisa amadurecer e crescer na direção certa. Para isso é preciso “despertar o seu bom senso”, é preciso “acordar a razão”. Esse despertamento, que deve ocorrer pela reflexão teológica promovida pela boa literatura na área, é uma necessidade urgente. Afinal, temos vários monstros soltos nos descaminhos evangélicos atuais.

Vamos destacar alguns: 

O monstro do misticismo de grupos que enxergam objetos como capazes de libertar uma energia mágica que resolverá todos os dramas humanos. Como faria bem um pouco de reflexão teológica para quem está nesse caminho! 

O monstro do sectarismo, que solapa a unidade cristã e prejudica o evangelho. Geralmente temos grupos que nunca abriram a mente para refletir sobre o texto bíblico, mas apenas reproduzem uma perspectiva tacanha e limitada da fé e a universalizam ingenuamente. Como isso confunde a cabeça de quem não conhece a Cristo! 

O monstro da beligerância. Como tem sido assustador descobrir a rispidez e a agressividade que permeia certos desencontros de uma comunidade que devia ser marcada pelo amor. Quantos grupos, denominações, linhas de pensamento estão em verdadeira guerra contra outros, e muitas vezes por motivos políticos e de poder. É de chorar. 

O monstro da indiferença que nasce de preocupações irrelevantes, de questões inúteis e até fúteis. Há uma torpe indiferença para com uma sociedade que agoniza sem esperança. É o abandono do sonho do reino e o triunfo do “rei na barriga” que gera desprezo para o que realmente importa. 

Espero que estas poucas linhas nos ajudem a reconhecer nossa ignorância, a estudar mais, a nos humilhar mais diante do Deus tão sábio e a respeitar mais o próximo e a compreender seu universo e a ser menos arrogante. Acorde razão!

Fonte: Revista Vox - edição 1 - 1º trimestre de 2012 - Editora Hagnos

Comentários

  1. Olá, gostei do blog e das postagens. Gostaria de lhe convidar para minha corrente de divulgação afim de aumentar o seu tráfego no blog. Trata-se de uma parceria em que nós visitamos quase que diariamernte os blogs parceiros e todos visitam o seu.
    Se quiser participar, me envie um e-mail para jo.targino22@gmail.com
    Super abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sidnei, seu blog já se encontra na lista de parceiros para ser visitado e lhe enviei um link para acessa-la e poder visitar e retribuir as visitas. Espero que seja algo proveitoso. Super abraço e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito do seu blog. Sou da corrente de divulgação. Quanta informação, gostei muito dessa postagem, não sabia nada disso.

    ResponderExcluir
  4. Passando para ler mais uma matéria e pretigiar seu blog. Super abraço amigo e um excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Sou da corrente, parabéns pelo blog, ja estou seguindo,

    www.kiil-informatica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Sidnei, passando para desejar um ótimo descanso de domingo e conferindo as novidades! Super abraço!

    ResponderExcluir
  7. E ae amigo, obrigado por seguir meu blog, ate mais, abraço...


    Kiil Informática.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sidnei, passando para desejar uma excelente semana e feliz dia do blogueiro! :)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog Sidnei! Estou sempre por aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor