Após comemorar jubileu de fundação, igreja Deus é Amor dá sinais de mudanças e de iminente transição de comando



A IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR COMPLETOU EM 2012 SEU 50º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, E DIANTE DE UMA RETRAÇÃO AMPLAMENTE VISÍVEL EM SEU NÚMERO DE CONGREGADOS NOS ÚLTIMOS ANOS, PASSOU A APRESENTAR SUTÍS SINAIS DE MUDANÇAS DE PARADIGMAS QUE PODE SER RESULTADO DE UM TRABALHO DE BASTIDORES DIANTE DA IMINENTE TROCA DE COMANDO DA DENOMINAÇÃO TENDO EM VISTA A SAÚDE DO JÁ QUASE OCTOGENÁRIO DAVID MIRANDA ESTAR CADA VEZ MAIS FRAGILIZADA. 

Sidnei Moura

Sede da IPDA em SP: segundo o IBGE, Deus é Amor
está perdendo membros ano a ano
Após as comemorações da passagem do aniversário de cinquenta anos da igreja Deus é Amor com direito a marchas ainda que muito tímidas em São Paulo e em algumas cidades brasileiras, a igreja fundada por David Miranda passou a apresentar sutis sinais de mudanças em relação a condução do trabalho, que parecem ser resultado de um trabalho de bastidores orquestrado pelo casal Débora Miranda, filha de David Miranda, e seu esposo pastor Lourival de Almeida, com a finalidade de imprimir uma nova marca à denominação já desgastada pelos recorrentes escândalos protagonizados por familiares de Miranda e de outras lideranças pelo país afora, além é claro da ênfase demasiada a manutenção dos usos e costumes como doutrina máxima, que dentre outras proibições não permite que seus fieis assistam  TV, que as mulheres cortem o cabelo ou depilem-se, que não permite a utilização de bigodes e barba e uso de paletós abertos atrás para os homens, além da hostilidade característica em relação as outras denominações.

De acordo com dados de 2010 do IBGE, a igreja de David Miranda foi a única pentecostal “milagreira” que na contra mão das demais como IURD e IMPD sofreu retração nos últimos anos. Numa atitude desesperada de “segurar” seus fiéis e tentar atrair outros a IPDA passou a atrelar a marca da igreja à imagem de David Miranda como único “realizador dos milagres pelo poder de Deus”, passando a utilizar sua imagem (tal como a Igreja da Graça e seu líder R. R. Soares) nas placas das igrejas e em panfletos, cartazes e outdoors. Além disso, um claro sinal da retração no número de fieis foi refletido pelas novas imposições e controle das congregações por parte do comando central. Enquanto os fieis acreditavam que com a “emancipação” das congregações os dirigentes teriam uma maior autonomia de trabalho por responderem diretamente a sede mundial e não mais  a uma sede regional como era antes, na prática um controle muito mais rígido foi colocado em prática com a ordenação das chamadas “fiscais” e “conselheiras” - um grupo de mulheres designadas a “vigiar” os trabalhos a fim de que a “doutrina” seja observada e garantam a remessa do valor total das arrecadações diretamente para a sede mundial. Há informações de que essa nova prática esteja atrasando as contas de congregações pelo pais afora tendo em vista que algumas filiais já não possuem autonomia nem mesmo para pagar as próprias contas (pois os valores são enviados para SP que alega assumir tais contas) e a sede mundial não dispor de uma estrutura que atenda de forma satisfatória todas as igrejas do país.

Apesar de todas essas práticas nada ortodoxas, os sutis sinais de mudanças que a denominação passou a apresentar sempre fizeram parte da postura da vida ministerial de Débora, filha mais velha de Miranda, e do pastor Lourival de Almeida, esposo de Débora. Lourival e  Débora ao contrário da maioria dos líderes da IPDA sempre foram grandes incentivadores e defensores de práticas ministeriais mais ortodoxas, sempre mantiveram uma boa relação de aproximação com o público mais jovem, lutaram pela qualificação e aperfeiçoamento lúdico (por exemplo na música) e pela conscientização  da necessidade do estudo bíblico e fundamentação teológica sistemática em uma luta contra o legalismo arraigado. Pelo que parece, essa é a nova marca da denominação que o casal está pretendendo imprimir: pela primeira vez na história da denominação em seus cinquenta anos de existência, o casal conseguiu organizar dois eventos simultâneos de alcance nacional voltado a instrução para jovens e a obreiros sem poupar atitudes e temas até então nunca expostos nos púlpitos da denominação, tais como orientação para pastores no trato com jovens e orientação vocacional e carreira secular para jovens. E tudo isso com utilização de equipamentos de audiovisual e com direito a apresentação de Lourival no púlpito apenas de camisa e gravata, sem paletó, atitudes intoleráveis até então pela denominação. Como se esperava, David Miranda nem sequer deu as caras no congresso de pastores organizado por Lourival numa clara demonstração de sua arrogância em relação a seus liderados – David Miranda a anos não participa de cultos onde ele mesmo não seja o pregador, e apenas sobe à tribuna no momento de suas pregações.

Diferente da maioria dos líderes da IPDA, Lourival e Débora colecionam tentativas de unificar esforços para a concretização de uma postura teológica para a denominação por meio da conscientização dos membros e obreiros da denominação para o estudo bíblico. Diversas revistas foram produzidas com a intenção de se criar classes de estudo bíblico e teológico na denominação, no entanto apenas após a criação do Curso Bíblico Deus é Amor é que sinais positivos passaram a ser apresentados com bons resultados – no ato de sua criação o curso bíblico era direcionado apenas para obreiros aspirantes a trabalhar no exterior, agora Lourival e Débora pretende tornar obrigatório na igreja a criação de classes e cultos específicos para o estudo dos conteúdos do curso, que já está sendo ministrado em diversas cidades, e que com a realização do Congresso de Jovens e de Pastores realizado em SP com palestras temáticas tende a se estabelecer. 

Devido a ausência de uma posição teológica clara e de um credo devidamente estabelecido, uma verdadeira babel de interpretações e posições acerca da bíblia tem causado transtornos nos arraiais da denominação protagonizando situações constrangedoras – a mais recente foi a punição do jovem pregador Johnny Mange. Mange alcançou destaque na denominação nos últimos anos por denunciar publicamente nos púlpitos da denominação por onde passava as aberrações pregadas e praticadas por líderes da igreja tais como o “cair no espírito” e outras heresias como a “Teologia da prosperidade”. Os estudos e pregações de Mange estavam sendo veiculados nos programas de rádio da denominação e eram disponibilizados para download no site oficial da igreja. No entanto, após a exposição de um estudo de escatologia Bíblica em que Mange afirmou que durante o período da chamada “Grande tribulação” haverá possibilidade de salvação, David Miranda o desligou das atividades da igreja por tempo determinado por discordar do ponto de vista apresentado por Mange. Para a ala mais intelectualizada da igreja e teologicamente instruída, a punição de Mange representou uma tentativa desesperada de calá-lo pelas denúncias feitas nos púlpitos por onde passava, e não apenas uma divergência de pontos de vista sobre a escatologia.

Se Débora e Lourival conseguirão mudar a mentalidade e os rumos da denominação à partir da intensificação do trabalho de conscientização teológica, só o tempo dirá. O que se sabe de fato é que após os escândalos envolvendo seus dois irmãos David e Daniel, e sua irmã Leia e seu ex-cunhado Sergio Sora, Débora passou a influenciar de forma mais efetiva nos rumos da denominação – há quem diga que diante da já avançada idade de David Miranda e da sua saúde fragilizada Débora é quem já está tomando as decisões mais importantes na denominação. As sutis mudanças ainda que tímidas protagonizadas por Lourival e Débora podem ser sinais de que serão eles os herdeiros da presidência e do comando da denominação, isso é se Daniel e David não estragar a festa.

Leia também:



Comentários

  1. A paz do senhor jesus,fico feliz em ler esse comentário sobre a igreja,pois congreguei lá 18 anos e sei oque eles (diretores) acreditam,bom mesmo é inovar os conceitos(costumes)santidade é uma coisa né..é uma igreja de oração mas...vc disse tudo sobre ela.Por isso ela tem perdido muitos membros,nem todos suportam oque é exigido.Gostei muito bom,fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. OBSERVAÇÃO: Fui informado de que em algumas cidades a administração e comando local das congregações da IPDA voltaram a ser como era a um tempo atrás - as congregações que até então vinham sendo chamadas de "central" mas que haviam perdido o status de "sede" voltaram a comandar as demais congregações da cidade. Pelo que parece a medida tomada anteriormente emancipando todas as congregações permitindo seu funcionamento e administração sem um comando central local (uma sede) transferindo todo poder de decisão para a sede mundial, fracassou. Como afirmei no post, a sede mundial não possui estrutura para administrar satisfatoriamente cada uma das 9.000 congregações que alega manter no Brasil. Por outro lado, essa iniciativa parece ser uma medida de contenção para salvar as congregações centrais que são majoritariamente alugadas, mas que vinham sofrendo com a visível retração no número de fiéis e frequentadores, afinal no modelo antigo de sede na IPDA os filiados das congregações das cidades eram obrigados a frequentar em peso tais sedes pelo menos uma vez por semana, onde também são realizados todos os outros cultos especiais como santa ceia.

    ResponderExcluir
  3. A abertura da IPDA e quaiaquer outras denominações aos mais escolarizados é inevitável. O atual governo do Brasil tem tido políticas de inclusão do jovem ao ensino superior que estão transformando o país em um país de formados. Não é preciso deixar a doutrina de santificação, mas o estudo mais aprofundado da Palavra será exigido por fiéis com boa formação intelectual. O Diácono Mange parece ter boa formação, assim como o Pastor Lourival. É muito importante que não haja preconceito contra irmãos semi-analfebetos, mas que têm o Espírito e são uma benção, inclusive no púlpito. É bobagem tentar desestimular o estudo pois assim a vida moderna exige trabalhadores qualificados. As Igrejas têm que assumir o desafio de manter a fé em Deus nos jovens universitários em ambientes hostil à Palavra como a Universidade.

    ResponderExcluir
  4. GRAÇA E PAZ A TDS QUERO AQUI EXTERNAR MEUS PROFUNDOS SENTIMENTOS ÃO LER ESSA E OUTRAS MATERIAS SOBRE O MINISTEREIO DEUS E AMOR FIQUEI PERPLEXO PELO OCORRIDO O QUE EU DEDUZO SOBRE TUDO O QUE ACONTECEU É FALTA DE HUMILDADE MANSIDÃO E ACIMA DE TUDO O PERDÃO O QUE O MESTRE ENSINOU EM SUA PALAVRA SE VÓS NÃO PERDOARDES A OFENSA DE VOSSO IRMÃO VOSSO PAI TAMBEM NÃO PERDOARA A VOSSA E ISSO VALE PRA TODOS E O QUE SE NOTA AI ENTRE OS FAMILHARES DO MISSIONARIO É QUE NÃO ESTÃO CUMPRINDO AS ESCRITURA AI MEU AMIGO É PERDER TEMPO E CORRER UM SERIO RISCO DE IR PARA A PERDIÇÃO ETERNA COM TITO LO E TUDO A BIBLIA NÃO VAI MUDAR POR QUE É O FULANO OU O CICLANO OU POR DESCULPA ESFARRAPADA COLOCANDO A CULPA EM UM OU OUTRO LEMBRE SE DE ADÃO E EVA NO JARDIM DO ÉDEN E CUIDADO COM A ANTIGA SERPENTE ELA ADORA ESSAS COISAS PENSE NISSO

    ResponderExcluir
  5. Também penso que IPDA será comandada por Débora e Lourival daqui um tempo. Eles tem tomado as rédias ultimamente e feito concentrações pelo Brasil afim de não enfraquecer o movimento rsrs. Acredito que muita coisa irá mudar após a transição de poder, o que me admira é o fato de Débora ter um perfil no facebook para divulgar eventos da IPDA e colocar posições políticas contra a PEC-37, acho que o missionário ainda não está sabendo ou fingi-se de cego, as redes sociais têm sido alvo de suas críticas e bom disso é saber que alguém grande discorda do pensamento dele e subverte a ordem do discurso. Gostei do ARTIGO!

    ResponderExcluir
  6. Jonhy Mange já entrou em comunhão porem não pode pregar, a diretoria usou de engano colocando em circular que ele estava liberado para exercer as sua funções como diacono, porém disseram para ele que ele não pode pregar mais. Mas vamos orar para que Deus atraves dele levante uma igreja que pregue a palavra da verdade, como a palavra pelo o qual ele foi diciplinado (A grande tribulação), mas não negou a palavra como a diretoria queria permanecendo fiel a Deus!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. INFORMAÇÃO: Johnny Mange deixa IPDA e funda uma nova igreja, a Igreja da Fé Apostólica http://www.youtube.com/watch?v=9a7qNyX72FM

    ResponderExcluir
  8. Sim, sou um fundamentalista radical da ipda. Lá fui curado instantaneamente de uma grave doença e da mesma forma liberto de um vício em cocaina. Ano de 1990. Gardo até hoje o RIda época. E afirmo que hoje uma parte do mundanismo entrou na igreja, justamente pela preocupação de se adaptar aos novos tempos. Fico triste, pois debaixo da doutrina original, Deus operava de forma tremenda. E hoje fico triste de ver o ministério wendo entregue ao lourival, de espiritualidade duvidosa, e a debora, completamente entregue a vaidade. Mas a obra é de Deus, e espero que o Senhor a restaure conforme sua vontade.

    ResponderExcluir
  9. porque muitas pessoas insistem em escrever o nome de Jesus Cristo com letras minúsculas... chego as vezes em ler até o nome de Deus em letras minúsculas... até que ponto está chegando o respeito pela santidade de Deus e Jesus Cristo?

    ResponderExcluir
  10. Gente e melhor ñ jugar, pq se julgarmos seremos julgados, as vezes isso que eu estou falando ñ tem nada a ver, mas deixarei a alerta ok?!

    ResponderExcluir
  11. |Como membro espero que a doutrina seja sempre um foco da ipda e que não aconteça como tantas outras igreja que abriram as portas pra tudo e nada mais é pecado

    ResponderExcluir
  12. É uma Igreja boa a placa é a mesma mas tem muita diferença de um local pra outro.

    ResponderExcluir
  13. Eu fui criado na na I.P.D.A, e sem duvida alguma, assim como todas as igrejas,a I.P.D.A tem altos e baixos. Mas quanto a questão de regulamento, porque nao podia e agora pode? Acaso a bilbia mudou? eu vou pela palavra. quanto aos nossos superiores? Hb 13-17 "obedecei a vossos pastores", mas ela tambem diz em Jeremias 17-5 "maldito o homem que confia no homem"!!!!! Mesma palavra diz para escrevermos o mandamento na tabua do coração!!!! Oque precisamos e guaradar a plavra e banir falsas doutrinas, doutrinas de demonio!!!! fui criado na doutrina e nao desejo mudar!!!
    Apocalipse 3:11 Eis que venho sem demora! Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.!!!

    ResponderExcluir
  14. A paz do Senhor! Realmente algumas coisas mudaram dentro do ministério. Porém a Bíblia é bem clara que aquele que permanecer até o final será salvo. Oremos pelo ministério, que foi e é uma benção, que a paz do Senhor seja contigo. Permaneça firme Deus é contigo! A doutrina é do Senhor!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor