Igreja Deus é Amor: o reteté como face da alienação religiosa - Caio Fábio comenta mensagem de esposa cujo marido foi "embriagado" pelo "reteté" na Igreja Deus é Amor

Sidnei Moura

A Igreja Pentecostal Deus é Amor fundada pelo autodenominado “missionário” David Miranda, conhecida pela sua ênfase em “milagres”, pela exacerbada valorização dos usos e costumes como doutrina primaz e pelo seu consequente isolamento em relação à “comunhão” com outras denominações chamou a atenção dos evangélicos brasileiros em 2011 ao publicar em uma de suas circulares uma posição bastante contundente acerca dos modismos relacionados ao “reteté” tais como a realização de campanhas com temáticas extravagantes, o “cair no Espírito”, o “sapato de fogo” e outras aberrações litúrgicas que invadiram as igrejas evangélicas pentecostais em todo o mundo.

Na referida circular, datada de 06 de março de 2011, a diretoria da igreja comunica a seus congregados que deliberou pela proibição  de tais práticas, e que os infratores que insistissem no erro  seriam severamente punidos, e que cada caso seria devidamente investigado pela diretoria da igreja. Na ocasião da publicação da referida circular, publiquei por aqui uma matéria especial tratando o tema e expondo a fragilidade da deliberação da diretoria frente a ausência de um ensino teológico formal e sistemático (a IPDA, com a excessão do atual curso “Fundamento Bíblico” que é bastante limitado,  sempre proibiu seus congregados de recorrerem  a seminários teológicos ligados a outras denominações e independentes, e por muito tempo demonizou o ensino teológico, taxando-o de “sabedoria humana e terrena”). Como era de se esperar, a proibição foi “boicotada” por alguns, desprezada por outros, e a prática já enraizada no ministério não pode ser contida a contento.

Recentemente a questão dos exageros e aberrações ligadas aos “retetés” voltou a ser discutida por integrantes da igreja – embora a prática venha sendo alimentada por grande parte dos pregadores do ministério, os atuais comandantes-em-chefe da denominação, o casal Débora Miranda (filha de David Miranda) e seu esposo Lourival de Almeida sempre tiveram posições antagônicas a essas e outras práticas não ortodoxas – e as proibições relacionadas ao tema voltaram a ser discutidas em reuniões com obreiros em diversos lugares.

As práticas relacionadas ao “reteté” se configuram, dentre várias outras distrações, como uma das faces da alienação religiosa em que muitos integrantes da denominação se submeteram pela ausência de uma reflexão mais aprofundada daquilo que se ensina como verdade em seus púlpitos, não só na IPDA como em diversas outras denominações. Abaixo, reproduzo um vídeo do Papo de Graça, onde Caio Fábio recebe um email de uma de suas telespectadoras que enfrenta a difícil realidade da convivência de um relacionamento conjugal com um parceiro que, influenciado pelas práticas do “reteté” e pelas imposições da Igreja Deus é Amor no que diz respeito aos usos e costumes, está  a beira de um colapso. Confira o vídeo:




Saiba mais:



Comentários

  1. que essa onda de retété e prejudicial para o evangélho nós sabemos, mas dá pra notar que cidadão aí nunca teve uma experiência genuina profunda com Espirito Santo, a sabedoria dele é exclusivamente academica, falivél e barata. Uma teologia podre.

    ResponderExcluir
  2. Bem que Jesus aconselhou que deveríamos ter cuidado com os falsos profetas. Caio Fábio é um falso profeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weliton,

      Não é propósito deste blog, especificamente nesta postagem, discutir se Caio Fábio é ou não um falso profeta. O propósito dessa postagem foi apresentar por meio de um exemplo específico uma das falas de Caio sobre uma realidade das igrejas brasileiras. Assim, se Caio Fábio é ou deixa de ser um falso profeta que cada leitor tire suas conclusões, fato é que todas as ideias defendidas por ele no vídeo desta postagens são legítimas, autênticas e dignas de uma acurada reflexão.

      Excluir
  3. Desculpe Sidney, mas a postura do cidadão em questao foi leviana em relação a fé e doutrina que professo. No video, Usou uma carta de uma pessoa descontente com o marido, e a teve por motivo em ridicularizar a ipda. Ora, um pouco de pesquisa fara qualquer um ver que Deus é conosco. Curas, milagres, libertações em larga escala (já foi mais ungida, tá esfriando um pouco devido a ataques a doutrina), como nunca visto em outras denominações. Agora, quem é caio Fábio? Ao meu ver, um senhor cheio de análises, conceitos, e que arrebanha varios por ser eloquente, mas isso não e propriedade exigida para ser um homem de Deus aprovado. E como esta escrito em 1 cor 2:4E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;1 Coríntios 2:4 . Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weliton,

      Cristo foi categórico ao afirmar que o amor seria a evidência dEle em nós, e não a manifestação de milagres - o próprio Cristo foi enfático em afirmar que os falsos profestas também fariam sinais em nome de Deus. Não confunda usos e costumes com doutrina - os usos e costumes variam de cultura para cultura, de povo para povo e de geração para geração, enquanto que a Palavra de Deus permanece para sempre gotejando como chuva, se destilando como orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva. Não confunda também amplitude de visão e de entendimento como algo indesejável para o cristão - infelizmente dentro de muitas igrejas hoje as pessoas estão sendo enganadas porque não possuem o mínimo de senso crítico que esta mesma sabedoria humana ajuda a adquirir. A sabedoria humana quando devidamente cativa a Cristo é ferramenta de grande importância para a reflexão e assimilação da totalidade dos ensinos do evangelho.

      Excluir
  4. QUE HIPOCRISIA É ESSA DA SENHORA DÉBORA MIRANDA SE DIZENDO CONTRA O RETETÉ E LÁ NA SEDE MUNDIAL O RETETÉ ACONTECE DEBAIXO DOS OLHOS DELA? OLHEM AÍ O RETETÉ NA SEDE MUNDIAL https://www.youtube.com/watch?v=Gqnzf38xOXE

    ResponderExcluir
  5. Anestesico inalatorio essa pratica do cai cai e repouso no espirito ainda tem enganado muitos eo terno ungido que as pessoas cai no chão ACORDA GENTE!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor