Meu retorno ao rádio [2]


No último domingo, dia 28, retornei ao rádio após alguns anos longe dos microfones. 

Comecei no rádio com 16 anos - na ocasião, pertencia a uma denominação evangélica pentecostal, e meu irmão mais velho havia recentemente aceitado o convite para conhecer os estúdios da emissora onde a igreja mantinha um programa diário, ocasião em que também foi convidado a assumir a apresentação da programação em um dia da semana. 

Algum tempo depois, motivos de saúde o impediram de comparecer em um dia para apresentar, e o substitui. Naquele dia, eu que já era um admirador do rádio por apenas escutar diariamente, me apaixonei pelo trabalho, e tornei-me um dos apresentadores fixos da semana. 

Mesmo antes de começar, sempre ouvi elogios ao meu timbre de voz e a dicção que possuía: na igreja eu era sempre convidado pelos departamentos para apresentar e narrar em congressos e eventos, e minha ida para o rádio confirmou que tudo aquilo não era apenas um dom natural ou vocação, mas amor ao trabalho vocal, que por sua vez foi coroado, agora, com uma audiência considerável.

Por nove anos consecutivos passei por cerca de cinco emissoras de rádio AM, FM e comunitárias em São Carlos e região apresentando programas religiosos, de variedades, de notícias e musical. Em 2006, ingressei no curso de Radialismo - Setor Locução, no SENAC - Serviço Nacional do Comércio - entidade referência na área em suas diversas agências espalhadas pelo Brasil, e passei a aliar a experiência já adquirida na prática com o conhecimento teórico aprendido com os melhores profissionais do ramo na época. Além do diploma, obtive também o registro profissional junto ao DRT, e assim poderia atuar em qualquer emissora de rádio e também de televisão

Em 2008, ingressei na faculdade de Letras, e me afastei do rádio, mas não dos trabalhos de locução. Gravei comerciais para emissoras de rádio e serviços de carro de som, e tive a oportunidade de integrar o elenco de um filme independente que foi gravado em São Carlos, ocasião em que atuei como um locutor noticiarista em uma dramática história de caos apocalíptico baseada em dois contos de Edgar Allan Poe. Em 2012 licenciei-me em Letras, e no mesmo ano tornei-me professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino de São Paulo.

Ao completar cinco anos de trabalho como professor, e ter a voz reconhecida por boa parte dos meus alunos durante esse período como "voz de locutor de rádio", passei a considerar a possibilidade de retornar ao rádio com uma programação própria, produzida e dirigida por mim mesmo. Foi quando procurei uma emissora comunitária da minha cidade com concessão do poder público para operar, e apresentei meu projeto, que após ser aprovado foi patrocinado por um comerciante da região, possibilitando meu retorno aos microfones.

Assim, estreei no último domingo o programa Sunset, com uma proposta diferente de tudo aquilo que já produzi no rádio em meus 9 anos de experiência: uma programação leve que privilegia a qualidade, a boa música, e a informação com credibilidade.

O programa Sunset vai ao ar todos os domingos às 17 horas pela RCA FM 107,9. Na frequência modulada, o alcance da emissora, por ser comunitária, abrange apenas a cidade de São Carlos, mas a programação também é transmitida pela internet, que além de disponibilizar o sinal para qualquer lugar oferece também a possibilidade de ouvir por meio de um aplicativo para android que pode ser baixado gratuitamente no site da emissora. Além do site, minha proposta de trabalho é fazer das redes sociais uma extensão do programa,oferecendo conteúdo relacionado à programação como clipes das músicas tocadas, notícias e interação com o público.

Acesse o site da Radio RCA FM para ouvir a programação e baixar o aplicativo para Android

Acesse a página oficial do programa SUNSET no Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor