14 de Maio - Independência de Israel



Hoje é dia 14 de maio, Dia da Independência de Israel - o Yom Haatzmaut (יום העצמאות) . O feriado judaico ocorre no dia 5 de Iyar, que corresponde em nosso calendário na data de hoje. No dia 14 de maio de 1948, David ben-Gurion a independência, marcando o fim do mandato britânico na palestina e a Fundação do Estado de Israel seis meses após a decisão majoritária na ONU da partilha da palestina, cuja sessão presidida pelo chanceler brasileiro Oswaldo Aranha culminou com o apoio de 33 países, entre eles o Brasil.

Abaixo, transcrevo parte da matéria publicada na revista "Veja" sobre o nascimento do estado judeu:

As cadeiras vieram emprestadas de cafés vizinhos. Os microfones, de um empório musical. Dois carpinteiros chamados às pressas ergueram o palco de madeira em tempo recorde. Um retrato do pioneiro sionista Theodor Herzl foi colocado em posição de destaque no salão principal, ladeado por duas bandeiras gigantes com a estrela de Davi (símbolo ancestral do povo judeu), lavadas e passadas de forma expedita para a ocasião. Em um piscar de olhos, o Museu Nacional de Tel-Aviv transformou-se para sediar uma cerimônia aguardada pelos hebreus há exatos 1.878 anos – desde que a destruição do Segundo Templo pelos romanos, em 70 d.C., acabou com a soberania dos judeus em Jerusalém e deu início à segunda diáspora dos seguidores de Isaac. No compromisso deste 14 de maio de 1948, porém, a história seria finalmente reescrita: a terra prometida estava voltando às mãos dos judeus.

Os convites para a reunião, marcada para as 16 horas, foram impressos na véspera e distribuídos apenas na manhã do dia do evento, com um pedido de segredo aos cerca de 250 convidados para evitar qualquer interferência externa. Entre os locais, porém, foi impossível segurar a alvissareira notícia, que rapidamente se espalhou por Tel-Aviv e levou, já por volta do meio-dia, uma multidão a cercar o local da congregação. De qualquer forma, poucas horas depois de o mandato britânico na Palestina ter se encerrado, sem maiores sobressaltos, em uma cerimônia célere, demarcada pelas firmes batidas do martelo de nogueira de David Ben-Gurion, presidente do Conselho Provisório de Estado sionista, a criação da nação judaica na Palestina – o estado de Israel – foi solenemente anunciada aos quatro ventos.

Lida por Ben-Gurion e assinada pelos 24 dos 37 membros da assembléia presentes ao histórico evento, a declaração de independência do mais novo país do globo buscou no passado histórico e no presente político as bases morais e legais para sua fundação. O documento notificava que a Terra de Israel era o local de nascimento do povo judeu e que o movimento sionista era testemunho do papel representado pela Palestina em sua história e religião. Dizia também que a declaração de Balfour e a partilha das Nações Unidas, além do sacrifício dos pioneiros sionistas e da tormenta sofrida com o Holocausto, davam aos judeus o direito inalienável de estabelecer seu estado no Oriente Médio.

A cerimônia, transmitida pela Kol Yisrael, "a voz de Israel", tornada rádio oficial do novo estado sionista, provocou uma explosão incontida na população hebraica em todos os rincões da Palestina. Enquanto dentro do Museu Nacional de Tel-Aviv o público, emocionado, entoava a plenos pulmões a Hatikvah (tradicional canção judaica que celebra a esperança), do lado de fora do recinto, assim como em diversas cidades da nova nação – à exceção de Jerusalém, que se encontrava sem eletricidade –, populares ganhavam as ruas para congratular-se uns aos outros.

“Filho do homem, estes ossos poderão voltar a viver?" foi a pergunta de Deus ao profeta Ezequiel. Com muita propriedade, Ezequiel reconheceu que tudo aquilo que está encoberto aos homens de fato é conhecido por Deus, respondendo: "Senhor, tu sabes". De fato, hoje podemos reconhecer que há 61 anos Deus tem cumprido suas promessas em relação ao povo judeu, embora muito ainda se tenha a realizar em Eretz Israel. O nascimento do estado judeu e sua continuidade como nação soberana é um sinal do fim dos tempos, e que de fato todas as demais predições relacionadas ao futuro da humananidade de fato se realizarão!

Parabéns ao estado judeu - 61 anos de Israel



"Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti."

Isaias 12:6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor