4.5.09

Itamaraty confirma cancelamento de visita do presidente do Irã


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira o cancelamento da visita ao Brasil do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, marcada para esta quarta-feira (6). Também foram canceladas as viagens do presidente iraniano a outros países da América do Sul, como o Equador e Venezuela.
O governo iraniano chegou a anunciar o cancelamento da visita que o presidente faria ao Brasil, mas voltou atrás no início da tarde até o Itamaraty confirmar oficialmente que a viagem estava cancelada.

O cancelamento havia sido comunicado às 7h pela Chancelaria de Teerã à embaixada do Irã em Brasília e chegou a ser divulgado pela imprensa oficial iraniana. Membros da delegação de Ahmadinejad que já estão em Brasília haviam atribuído o cancelamento ao acirramento das disputas políticas que antecedem a eleição presidencial de 12 de junho, na qual o presidente buscará se manter no cargo.

Por volta das 16h, Ahmadinejad encaminhou mensagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicando o adiamento da viagem. Na mensagem, o presidente iraniano afirma que decidiu adiar a visita ao Brasil para uma data posterior às eleições.
"Ao expressar meus melhores cumprimentos a Vossa Excelência, ao governo e à nação brasileira, agradeço seu convite cordial para visitar o Brasil. As relações bilaterais entre os dois países entraram em fase de aceleração no sentido de incrementar a cooperação. Estou muito interessado em concretizar a visita, baseado na vontade política de desenvolver as relações bilaterais em todos os campos. Peço a Vossa Excelência aceitar o adiamento da visita oficial para outra oportunidade, depois da eleição presidencial no Irã, cuja data será oportunamente definida pelas duas chancelarias. Rogo a Deus pela prosperidade e bem-estar da nação brasileira e pelo sucesso de Vossa Excelência", afirma a mensagem.

O subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Itamaraty, Roberto Jaguaribe, disse que as reuniões com empresários iranianos que integrariam a delegação de Ahmadinejad ficaram mantidas, mesmo com a ausência do presidente.
"Há um grande encontro em São Paulo que está mantido. Esperamos que seja bem sucedido, não apenas para retomar o fluxo do comércio com o Irã, mas também retomá-lo. O Irã é um país muito importante, é ator fundamental na Ásia central, no Oriente Médio", disse o sub-secretário.

Segundo Jaguaribe, a nova data da visita de Ahmadinejad será marcada em comum acordo pelos Ministérios de Relações Exteriores dos dois países.





Descubra uma nova internet. Internet Explorer 8. Mergulhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...