Itamaraty confirma cancelamento de visita do presidente do Irã


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira o cancelamento da visita ao Brasil do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, marcada para esta quarta-feira (6). Também foram canceladas as viagens do presidente iraniano a outros países da América do Sul, como o Equador e Venezuela.
O governo iraniano chegou a anunciar o cancelamento da visita que o presidente faria ao Brasil, mas voltou atrás no início da tarde até o Itamaraty confirmar oficialmente que a viagem estava cancelada.

O cancelamento havia sido comunicado às 7h pela Chancelaria de Teerã à embaixada do Irã em Brasília e chegou a ser divulgado pela imprensa oficial iraniana. Membros da delegação de Ahmadinejad que já estão em Brasília haviam atribuído o cancelamento ao acirramento das disputas políticas que antecedem a eleição presidencial de 12 de junho, na qual o presidente buscará se manter no cargo.

Por volta das 16h, Ahmadinejad encaminhou mensagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicando o adiamento da viagem. Na mensagem, o presidente iraniano afirma que decidiu adiar a visita ao Brasil para uma data posterior às eleições.
"Ao expressar meus melhores cumprimentos a Vossa Excelência, ao governo e à nação brasileira, agradeço seu convite cordial para visitar o Brasil. As relações bilaterais entre os dois países entraram em fase de aceleração no sentido de incrementar a cooperação. Estou muito interessado em concretizar a visita, baseado na vontade política de desenvolver as relações bilaterais em todos os campos. Peço a Vossa Excelência aceitar o adiamento da visita oficial para outra oportunidade, depois da eleição presidencial no Irã, cuja data será oportunamente definida pelas duas chancelarias. Rogo a Deus pela prosperidade e bem-estar da nação brasileira e pelo sucesso de Vossa Excelência", afirma a mensagem.

O subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Itamaraty, Roberto Jaguaribe, disse que as reuniões com empresários iranianos que integrariam a delegação de Ahmadinejad ficaram mantidas, mesmo com a ausência do presidente.
"Há um grande encontro em São Paulo que está mantido. Esperamos que seja bem sucedido, não apenas para retomar o fluxo do comércio com o Irã, mas também retomá-lo. O Irã é um país muito importante, é ator fundamental na Ásia central, no Oriente Médio", disse o sub-secretário.

Segundo Jaguaribe, a nova data da visita de Ahmadinejad será marcada em comum acordo pelos Ministérios de Relações Exteriores dos dois países.





Descubra uma nova internet. Internet Explorer 8. Mergulhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor