Exageros em nome da fé [2] – Os modismos do “ministério do reteté”

"Ministério do reteté" em igreja não identificada: manifestação divina ou exageros em nome da fé?

Debora Miranda

Quando me pediram pra que eu escrevesse minha coluna para esta revista *, hesitei em muitos temas e não sabia qual escolher. Queria escrever algo que não apenas preenchesse essa página, mas que fizesse as pessoas pensarem e mudarem de atitude.

Ultimamente estamos vivendo uma onda de modismos espirituais que até parece uma brincadeirinha de criança. Mas é verdade. Existem até grupos de pessoas que se formam para expressar a sua fé dentro de sua moda.

Certa vez ouvi uma pessoa no rádio, que falava assim: Eu quero convidar os irmãos do “decantalabassi”, os irmãos “canelas de fogo”, os do “ministério do reteté” e os do “sapato de fogo” para participarem da nossa vigília...

Que coisa estranha! O que é isso?  Será que esses supostos ministérios são aprovados por Deus? Não seria um modismo apenas? Vejo que são irmãos que se juntaram porque tem algo em comum, que compartilham e gostam. É claro que todos nós queremos experimentar o poder de Deus em nossas vidas, mas devemos seguir o modelo bíblico sem exageros, meninices ou movimentos sem razão.

Certa vez eu recebi uma carta de uma irmã e ela me escrevia que eu deveria ter o “sapato de fogo” e que tudo ia ser modificado em minha vida. Mas modificar o que? Vi nela até boa intenção, mas não estava bem orientada biblicamente.

Se esses modismos fossem bíblicos eles teriam sido registrados na palavra de Deus, e então abriríamos o livro de Atos dos apóstolos e iríamos ler que o “ministério do reteté” estaria sendo dado aos discípulos, mas este “ministério” não é mencionado na bíblia. E como isso pega! Der repente quase todo mundo está nisso. Será que essas pessoas examinaram tudo e retiveram o bem? (1Ts. 5.21)

Deus quer que sejamos como os crentes de Beréia. Foram os mais nobres, não porque tinham o “sapato de fogo”, mas porque examinavam as escrituras para saber se as coisas eram realmente assim (Atos 17:11). Não estou dizendo que devemos extinguir o Espírito Santo, ou que devemos contê-lo sendo frios, não!  Devemos receber a plenitude do Espírito falando em línguas, profetizando, louvando, mas com muita decência e ordem para nossa edificação (1Co. 14.40)

Existe ainda algo que é triste, mas não posso deixar de falar, que é a questão das desigualdades, ou seja, se não faço o que determinado grupo faz posso ser considerado por eles como uma pessoa fria, fraca, carnal, mundana, só porque não faço o mesmo que eles fazem. Isso não é correto.

Queridos, não vamos aceitar as coisas sem que sejam examinadas cuidadosamente mediante o estudo pessoal das escrituras sagradas. Tudo isso que está acontecendo, ou algo novo e diferente que talvez venha acontecer e surgir nos próximos anos deve ser averiguado conforme a bíblia sagrada.

Vamos ser crentes maduros na fé e não levados por modismos e ventos de doutrinas que estão por ai. Que deus nos dê discernimento, para que sejamos crentes sábios e cheios do Espírito Santo.

CD "Lagrima Escondida"
da Cantora Debora Miranda
Débora Miranda é cantora e filha do Missionário David Miranda, fundador e presidente da Igreja Pentecostal Deus é Amor. É também  integrante da diretoria da mesma denominação.

*Esse artigo  foi publicado na Revista Ide, ano 6 nº 12 – Dezembro 2006. A Revista ide é uma publicação da Igreja Pentecostal Deus é Amor voltada para a informação sobre o trabalho evangelístico desenvolvido pela igreja no Brasil e no exterior. Contém artigos sobre evangelismo e missões, bem como notícias das atividades evangelísticas desenvolvidas. 



P.S.: Recentemente em reuniões especiais com obreiros de diversas regiões do país , a diretoria da igreja Pentecostal Deus é Amor comunicou sua posição sobre os modismos relacionados ao tema tratado nesse artigo, proibindo terminantemente a execução de hinos e corinhos com letras e ritmos ligados ao “movimento de reteté” e a outras manifestações bizarras durante os cultos, práticas até então freqüentes em sua liturgia. Grupos conservadores e de maior instrução teológica da igreja comemoraram a iniciativa, porém a medida causou indignação entre grupos menos instruídos que sempre utilizaram da prática para incrementar suas reuniões, cultos e vigílias. Estou pesquisando e buscando maiores informações sobre a posição surpreendente tomada pela IPDA e suas conseqüências,   e em breve estarei tratando do assunto por aqui em um novo post.


> CONFIRA NOTAS DA CIRCULAR DA DIRETORIA DA IPDA PROIBINDO PRÁTICAS NÃO ORTODOXAS NOS CULTOS. Clique aqui.

CONFIRA TAMBÉM: APÓS COMEMORAÇÃO DO JUBILEU DE FUNDAÇÃO, IGREJA DEUS É AMOR DÁ SINAIS DE MUDANÇAS E DE IMINENTE TROCA DE COMANDO

Comentários

  1. Não sei exatamente o que significa RETETÉ, NÃO SEI SUA RELIGIÃO OU IGREJA, OU SE VC TEM SEDE DE SALVAÇÃO MAS GOSTARIA DE SABER PARA CONTINUAR MEU COMENTÁRIO. sd.deck@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Clodoaldo,

    Se ao visitar este blog você não conseguiu compreender minha confissão religiosa e nem mesmo conseguiu entender minhas ideias propostas pelo post ao qual questiona, tão pouco compreenderá algo tão sublime como a sede de um indivíduo por salvação.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ MEU IRMÃO A PAZ DO SENHOR, EU CONGREGUEI NA IPDA MUITO TEMPO EU CONCORDO COM A PROIBIÇÃO DE ALGUMAS CAMPANHAS ANTIBIBLICAS MAIS TEM MUITAS COIZAS QUE ELES ESTÃO PROIBINDO QUE EU NÃO CONCORDO, POR EXEMPLO ORAR EM MONTES JESUS ORAVA NO MONTE DAS OLIVEIRAS PORQUE ELES ESTÃO PROIBINDO BOS OBREIROS SUBIR PARA ORAR EM MONTES.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Como afirmei na postagem em uma igreja como a Deus é Amor onde não há ensino sistemático e formal da bíblia a única forma de se corrigir rumos é através da proibição - e disso os membros da igreja estão conscientes visto que lá nada se ensina, mas tudo taxativamente se proíbe sem permitir questionamentos - rumos que foram perdidos com o aumento das heresias nas bizarras campanhas em montes onde o local e as formas são valorizadas acima ate mesmo das escrituras, além de outros problemas pontuais. Sinceramente sou contra se proibir por proibir, prefiro que seja utilizado o caminho do ensino e da conscientização, mas como se observa essa ferramenta na Deus é amor não funciona.

    ResponderExcluir
  5. ANONIMA DISSE: fui membra destas denominaçao por 17 anos.á principio eu achava algumas coisas estranhas pois ensinamento só do jeito deles ;sempre gostei de ler a palavra e com o passar do tempo orei ao senhor e resolvi sair de lá;vi que minha mente estava fechada,parecia que eu havia tido uma lavagem no celebro faltava-me o entendimento eu lia uma coisa e eles pregavam outra;hoje sou livre pra adorar e fazer a obra de Deus a + de 3 ano e meio vivo feliz.....

    ResponderExcluir
  6. eu sou obreiro dersa igrja tem coisa quer ante biblico,MAS parra de ORA no monte isso e panhasado dessa DIRETORIA JESUS EST VALTANDO MESMO

    ResponderExcluir
  7. ELES PREGO MAS NAO VIVI]EXEMPLO ELES MANDO O OBREIRA P\ O CAMPO P\ TRABALHA MAS NAO QUERES Q OBREIRO COMA EU SOU UM QUER ESTOU NO CAMPO VIVENDO SO DA FE]ONDE FICA A PALAVRA DE DEUS obreiro e digno do seu salario so JESUS.ELES VAM PRESTA CONTA COM MEU JESUS

    ResponderExcluir
  8. SOU OBREIRO DA IPDA A 5 ANOS, E DEFENDO ESTA IGREJA QUE PREGA UMA DOUTRINA,OU PADROES DE SANTIFICAÇÃO, MUITO PUROS,É PENA QUE NEM TODOS CONCORDAM. EU PENSO, AMADOS: O QUE FALTAVA EM NOSSA IGREJA ERA UMA ESCOLA TEOLÓGICA PARA FORMAÇÃO DE OBREIROS, AÍ PROVAVELMENTE HAVERIA UMA FILTRAGEM DO QUE É BÍBLICO OU NÃO

    ResponderExcluir
  9. Não sei por que vocês apedrejam a IPDA, ela não força ninguém a ser membro dela. Fica quem quiser, quem não quiser vai tentar a sua salvação em qualquer outro lugar. Quem desdenha é por que tem invenja. Ou não?

    Agora se alguém consegue me mostrar um dos itens do RI que proíba a pessoa de buscar a salvação pode me responder. Os itens só proíbem o que é mundano. O que foi que Paulo falou? Que quanto menos se satisfizer as obras da carne mais perto do espírito se está.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,

    A intenção da publicação deste post não foi baseada no propósito de apedrejar a IPDA, mas tornar público a possibilidade da reflexão sobre aquilo que não apenas ela mas muitas denominações tem ensinado como verdade. Não pense você que a salvação se encontra em um lugar - a salvação apenas pode ser encontrada na pessoa de Cristo. E não se satisfaça ingenuamente com a ideia de que o cumprimento de ítens ou observações impostas por denominações garante acesso do homem ao céu: o cristianismo difere de outras religiões exatamente por priorizar o que Cristo fez por nós, e não o contrário.

    ResponderExcluir
  11. Você diz que o seu propósito não é denegrir a imagem da IPDA, não somos o que dizermos ser, somos o que apresentamos e você demonstra ser contra essa igreja uma vez que somente aborda tema contra ela. Porque você não fala do Manuel Ferreira da AD, na reunião da Igreja da Unificação na Coreia, abençoando um casamento mistico. Por que você não cola o link do vídeo do pastor Stefani Saad revelando todos os pastores que são membros da Maçonaria?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Se você acredita que essa postagem teve por objetivo criticar a igreja a qual você se refere diga isso a autora do texto - ele foi escrito pela própria diretora da igreja e filha do fundador.

    Quanto a publicação dos temas aos quais você se refere, prefiro não perder tempo com eles pois em nada acrescentam - preocupar-se com eles seria uma enorme perda de tempo para alguem que como eu e muitos dos meus leitores preferem se preocupar com temas que elevem o espírito e acrescentem conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Estes temas não são importantes para você só a IPDA tem temas interessantes por não ter ensino sistemácito. Você quer ganhar dinheiro na internet. O seu blog agrada até os filhos do diabo. Você não tem interesse algum de divulgar a palavra de Deus. Você é um maçõn aprendiz. Por que você não fala dos pastores maçons?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo inconveniente,

    Já disse que não perderei mais tempo com você. Se quiser postar comentários inteligentes o espaço está aberto, porém não mais publicarei comentários inconvenientes, inadequados e inapropriados.

    ResponderExcluir
  15. MARCOS KALEBE /RS2/23/2012 2:51 AM

    MUITO BOM SEU SITE GOSTEI!PAZ QUERIDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU SOU OBREIRA DESTA OBRA A 25 ANOS, ESTOR NO NORDESTE
      E VEJO A CITUAÇÃO DESTA OBRA AQUI, MEU QUERIDO IRMÃO
      MISSIONARIO AQUI É, DOLOROSO A CITUAÇÃO DOS OBREIROS PARA
      FAZER A OBRA DE DEUS NESTES LUGAR OS COITADOS QUE NÃO TEM CONDIÇÃO FINANÇEIRAS PARA IR DIRIGIR OS CULTOS NAS REGIOES
      QUE É LONGE DE UMA PARA OUTRA ATÉ 100 OU KM, DE UMA PARA OUTRA E OS COITADOS NÃO TEM O DINHEIRO DO TRANSPOTES.

      Excluir
  16. A paz do Senhor ,gostei dessa materia que Deus possa te uzar muitissimo para nos orientar.obrigado

    ResponderExcluir
  17. A paz gostei muito do blog, eu pretendo desenvolver uma pesquisa acadêmica à respeito das crendices na ipda e seus costumes na região do Piauí,a questão me interessa pelo fato de que as coisas na IPDA são bem peculiares como a questão da falta de um sistema doutrinário mais baseado num estudo bíblico. É comum eles não darem valor à aqueles que fazem teologia, classificando-os como carnais e incrédulos,até de manipularem a bíblia em favor de seus interesses. As poucas leituras que fiz aqui me ajudaram a pensar em como iniciar minha pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leandro,

      Obrigado pela visita e comentário. Coloco-me a sua disposição para outras informações.

      Excluir
  18. Olá Sidnei, li seu blog e gostei muito.Eu comentei dizendo q iria fazer uma pesquisa sobre a igreja Deus é Amor.Fui membro de lá chegando a ser obreiro, mas não suportei certas coisas q eles queriam impor como verdade sobre a minha vida e a dos demais irmãos.Tenho ouvido comentários a meu respeito por essa saída pq me tornei uma pessoa muito conhecida no ministério na minha cidade. Apesar de tudo acredito muito no q penso e ñ pretendo voltar atrás. Queria saber se vc estuda teologia para me indicar boas leituras a respeito de doutrinas ou udos e costumes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor leitura é a bíblia meu amado, não se deixe levar por essa onda de liberalismo. Você já assistiu ao vídeo do MARCOS FELICIANO "Asfixia Religiosa". Sabe, nesta pregação ele diz que podemos matar, roubar, nos prostituirmos, ou até ser homossexual praticante, nada disso fará Deus nos AMAR menos. Você concorda com ele? Tome cuidado ao falar dessa igreja, você poderá está pelejando com o próprio Deus. Quanto a esse Sidnei, se você é seguidor do seu Blog o seu interesse é mercadológico e não divulgar as maravilhas de Deus. Que Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Olá Leandro,

      Até onde sei a IPDA ainda não "despertou" a edição de obras que tratem especificamente de refutar sua visão em relação as doutrinas que prega, no entanto já foi objeto de pesquisa de diversos teólogos e estudantes da linguagem e de sociologia. Seria interessante fazer uma busca mais detalhada sobre o tema para conseguir um resultado satisfatório. Abraço!

      Excluir
    3. André

      O grande mal dos membros da Deus é Amor é acreditarem que o Davi Miranda pensa igual a Deus. Não condeno sua ignorância porque já estive assim, mas graças a Deus abri meus olhos. Eu não conseguia acreditar que uma pessoa podia encontrar a salvação em outro lugar que não fosse a IPDA, amigo abra os olhos os pensamentos de Deus não são nossos pensamentos e muito menos os seus caminhos os nossos.

      Excluir
  19. André,

    Pensei em não publicar seu comentário a fim de proteger sua integridade depois de uma declaração tão infeliz quanto a sua, mas publiquei a fim de despertá-lo e também aos demais leitores para uma realidade para a qual você está cego, embora afirme enxergar: o amor de Deus as pessoas é incondicional e portanto desprovido de interesse em recíproca. Tome cuidado com suas declarações pois qualquer reação pública ao seu comentário preconceituoso não me impedirá de fornecer seu IP caso seja requerido.

    ResponderExcluir
  20. gostaria que o irmão Sidnei Moura,me espricasse a respeito desse veciculo que estar em SALMOS 60:8,e em SALMOS 108:9 Moabe é a minha bacia de lavar; Sobre Edom lançarei o meu sapato; sobre a filistia jubilarei.

    Ainda sou novo na fé, mas ja vir cada coisa na igreja que parese bizarra mesmo, uma irmã na hora da oração levantou-se do banco saiu pulando só de uma perna susurrando ou asubiando pensando estar cheia do espirito santo; será que era o espirito santo mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,

      Os versículos aos quais vc se refere se utilizam da linguagem figurada para se referir a nações que não tinham vínculo de fé com o Deus do Velho testamento, e através dessa linguagem a cada uma delas é dirigida uma mensagem profética. Quanto a IPDA a intenção de publicar esse post foi o de levar as pessoas a reflexão do tema.

      Excluir
    2. oque o irmão tem a dizer acerca do templo do espirito santo que sois vós. o espirito santo abitaria em um corpo sujo? ex; uma mulher que usa um batom roupas curtas ate mesmo sapatos com saultos esagerados ou uma roupa apertada numa academia pintar as unhas e usar brincos e correntes e ainda em um culto sai no retete falando em linguas profetisando que vinculo tem o Espirito santo com essa pessoa veja a serca de jesabel que nem seus pes e mãos e sua face os cães tocaram timoteo disse santificai vos em CORPO,ALMA e ESPIRITO ,

      Excluir
  21. Parabéns pelo Blog, irmão é bastante interessante

    ResponderExcluir
  22. Irmão Sidnei, se bem entendi na pregação do Marcos Feliciano, citado pelo André, aqui no seu post, e você confirma que o amor de Deus é incondicional, então eu posso continuar sendo homossexual e serei salvo? Afinal de contas se Ele me fez assim, por seu amor não pode me condenar ao inferno. Estou certo? A sua opinião para mim é muito importante. O Marcos na sua pregação me diz que não importa o que eu faça, Deus não me amará menos. Isso é verdade?

    E parabéns pelo seu blog. Isso não foge à proposta do seu blog. Porque como o Leandro quer fazer um monografia com esse tema. Por que ele não fala desse amor de Deus que alcança todo mundo independentemente do que as pessoas façam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não tenho a lista dos que serão salvos e por isso não cabe a mim dizer quem vai ou não, e independente dos que serão salvos o amor de Deus é incondicional sim e alcança a todos.

      Excluir
    2. Dos salvos não, mas dos perdidos, Sim. I Co 6.9 e 10; Ap 22.15.
      Você deveria ler mais a bíblia, meu amado. E depois que a Deus é Amor, não tem ensino sistematizado. Fique na Paz de Jesus

      Excluir
    3. Entendo que o amor de Deus é incondicional mesmo. Quanto a relação amor/salvação, não quer dizer que por amar os tais da lista de ICo 6.9,10 e Ap. 22.15 que vão salva-los, pois seria uma contradição que não existe. Então, o Deus que é amor não se alegra com a perdição, porém não "pode" manipular o indivíduo que escolhe a condenação. Cássio

      Excluir
    4. Seu comentário amigo está meio desconexo. Mas de fato o amor de Deus não é incondicional. Porque quem ama perdoa, não é assim. Então por que Deus destruiu as pessoas do dilúvio? Por que Ele destruiu Sodoma. Meu amado o que precisamos é ler mais a bíblia, esquecer ideias que incutem em nossa mente. Por exemplo, veja os versículos: Tg 1.12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.
      Tg 2.5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

      Dê uma olhadinha nesse blog em relação a esse tema: PALAVRA-GARDEN.BLOGSPOT.COM - Só abre pelo Google ou Yahoo.

      Que Deus o abençoe e ao Sidnei também.

      Excluir
    5. Anônimo

      Não é possível no ensino superior fazer um trabalho científico sobre o amor de Deus. O que eu poderia fazer é sobre o que as pessoas entendem por amor de Deus. É necessário algo concreto. Abraço!

      Excluir
  23. irmãos com tudu isso que esta acontecendo só tenho uma coisa a declará jesus esta voltando,guarda o que tu tens para que ninguem tome a tua coroa.Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  24. povinho quie gosta de julga
    saibam que vocês vão ser julgado tambem
    bando de tomes
    se o crente da lugar para DEUS de acordo com asua fe como por exemplo outros crentes de outros paises
    isso e poblema deles
    .....
    enquanto vocês perdem tempo para ficar com criticas com os crentes
    o diabo esta em suas familias olha como tem gente doente nas suas familias
    vai ora o crente para DEUS salvar as almas que estão perecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a julgar, dê uma lido nesse blog. http://palavra-garden.blogspot.com.br

      Deus abençoe a todos inclusive ao Sidnei pelas matérias interessante. Ele está de parabéns.

      Excluir
    2. A honra e a glória é de Deus, mas bati palmas quando li seu comentário!! até que enfim, Quem tem intimidade com DEus de israel entende.. A PAZ.

      Excluir
  25. gostei penso o mesmo

    ResponderExcluir
  26. idependente de qualquer coiza o mais importante e a salvação; e se queremos ela temos que isaminar a biblia e ver como ela nos instrui a chegar la no ceu. se e certo ou não,nã importa busque a deus com cinseridade amem

    ResponderExcluir
  27. Se uma pessoa buscar o Espirito Santo, ela vai alcançar coisa tal como esse denominado " sapato de fogo" "reteté", bem assim como visão , e outros dons.
    Não consideram maravilhoso que Deus se manifeste desse modo a nós..
    Para mim isso é igreja pentecostal., ainda que muito combatida pelo secularismo cada vez mais forte nesse mundo.A tecnologia e a ciência esta se multiplicando muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 9 Dons do Espírito Santo(NAO ENCONTREI NA BIBLIA OS DONS (" sapato de fogo" "reteté"), se a biblia nos diz que os dons do espirito sao para edificaçao do corpo da igreja, em somos edificados com esse modismo?

      Vamos dividi-los da seguinte maneira:

      Três Dons de Revelação (que revelam algo);
      Três Dons de Poder (que fazem algo);
      Três Dons Vocais ou inspiracionais (que dizem algo).

      1° Três Dons deRevelação:

      - A Palavra da Sabedoria
      -A Palavra do Conhecimento
      -O Discernimento de Espíritos

      SABEDORIA
      O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro.
      (Gen.6:8-22) Noé. ( História de Noé,destrição da Terra e Contrução da Arca)

      CONHECIMENTO
      O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado.
      (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele.
      (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus

      DISCERNIMENTO
      O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo,
      espírito satânico ou espírito humano.
      (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora

      2° TRÊS DONAS DE PODER:
      -O Dom da Fé;
      -Dom de Operação de Milagres;
      -Dons de Cura.

      O DOM DA FÉ
      O Dom da Fé é um Dom do Espírito Santo para o crente,para que este possa receber milagres.
      (Gal.3:5 / Rom.) Dom da Fé é para bênção sobrenaturais como a Abraão,Isaque,Jacó,etc...

      MILAGRES
      O Dom de Milagres é um Dom dado ao crente, para que este possa operar milagres
      (2Rs.2:9-14 e Jo.2:1-11)

      CURAS
      Os Dons de Cura são dados por Deus visando a cura sobrenatural da enfermidade sem meios naturais de qualquer origem, o propósito deste dom é libertar os enfermos e destruir as obras do diabo no corpo humano.
      (Mc.16:18)Imporão as mãos sobre os enfremos e os curarão


      3° TRÊS DONS VOCAIS OU INSPIRACIONAIS:
      -Profecia;
      -Variedades deLínguas;
      -Interpretação de Línguas.

      PROFECIA
      O Dom de Profecia é um pronunciamento ou expressão vocal sobrenatural num idioma conhecido e, é dado a Igreja para a edificação,consolo e exortação.
      (1Cor.14:4-5)

      VAREDADE DE LÍNGUAS
      O Dom de Varedade de Línguas é uma expressão vocal sobrenatural num idioma desconecido.
      (Atos.2:4)

      INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS
      O Dom de Interpretação de Línguas é uma exposição sobrenatural daquilo que foi dito em línguas.
      (1Cor.14:13-15-27-28 e 40)

      Excluir
    2. se vc não gosta cala boca vc nem e pentecostal

      Excluir
  28. gostei muito do seu blog,quero dizer que nem todos da Deus é amor são assim como estes ai de cima mas infelizmente a maioria é , talvez seja mesmo por falta de estudar mais a Palavra, tenho até vergonha de dizer isso mas é a realidade,ipda é uma igreja muito boa mas tem muitos erros tambem, admito isso e erros muito graves como achar que a salvação é pela doutrina (costumes)e se vc não concordar vc é morto espiritualmente de primeira, ja vi isso demais e muita gente sofre por causa disso por que tb pregam que não ha salvação em outra igreja ou seja se vc sair e for pra assembleia por exemplo não será salvo então muitos sofrem e não saem do ministerio por medo as pessoas passam a servir a Deus por medo, não há liberdade cristã mas por outro lado oram muito, a oração é o centro,agora o sofrimento do povo é muito grande e na maioria das vezes eles nem sabem disso, acham que esta certo dessa forma, não conhecem ainda o verdadeiro amor de Deus e sua maravilhosa graça.................................................................................Marta Casanovas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabia que se você não concorda com os costumes de um povo, você está automaticamente fora desse povo? Pois é, quem não concorda com as regras de qualquer sociedade, tem mais é que sair dela. Ninguém obriga a ninguém ficar onde não quer.

      Abraços.

      Excluir
  29. Direcionamento correto da IPDA pois o culto a Deus exige ordem.

    ResponderExcluir
  30. ENGRAÇADO QUE NINGUEM SE IMPORTA EM DIVULGAR AS COISAS BOAS E AS GRANDES MARAVILHAS E SALVAÇAO EM MASSA , REALIZADAS PELO MINISTERIO DA IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR , eu Era de Outro Ministerio , e Vim Para IPDA
    HOJE VEJO A GRANDE DIFERENÇA, SAO 8 ANOS DE ... OUTRA VIDA ESPIRITUAL .
    Nao que a Vida Espiritual está ligada num ministerio.
    Mas o Tipo do ministerio , querendo ou nao, Interfere tambem no TIPO DE VIDA QUE LEVA.
    POR ISSO É NECESSÁRIO A PALAVRA DE DEUS E PRINCIPALMENTE O DICERNIMENTO DO ESPIRITO SANTO.

    ResponderExcluir
  31. A paz do Senhor, bom fui membro da IPDA por 5 anos e hj estou na AD, concordo que havia a prática de algumas heresias na IPDA, e fico feliz que ocorra essa tentativa de mudança, gosto muita da AD, mas reconheço que muita das vezes ocorre um relaxamento nas outras denominações, onde quase tudo pode, fico triste, e espero não só ver a IPDA mas tb essas outras denominações mais voltadas para a palavra de Deus, sendo fiéis e obedientes a Deus.
    Concordo com vc quando vc diz que na IPDA as coisas são simplesmente proíbidas não existe um ensino, sistemático, e quando aparece um enviado de Deus para dar um ensinamento, pautado msm na bíblia, o pov simplesmente não aparece;agora fala que é um irmão "cheio dos mistérios" lota, fazer o que neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;1 Coríntios 2:4

      Excluir
  32. Não devemos escarnecer do pode de Deus, nem muito menos julgar essas pessoas, isso é biblia, é palavra, esse video que foi colocado na internet para escandalizar o poder de Deus, se vocÊ não entende, não escandaliza, a palavra de Deus diz! Ai daquele de que vem o escandalo, e se essas pessoas estão fingindo ou não isso convêm a Deus a julgar, tanto o poder, quanto o ministério das igrejas Jesus é um só e o espirito santo é o mesmo.Tenha mais vigilancia, pois Deus é amor, mas também é fogo consumidor.

    ResponderExcluir
  33. É difícil entender vocês. Ortografia horrível. Por favor, usem ,.!?...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor