Dia 13 de junho – Dia de Oração pela Igreja Perseguida

A comunidade cristã na região de Gwada, na Nigéria, foi alvo de radicais muçulmanos em abril deste ano. O ataque resultou na destruição de três igrejas e 26 pessoas feridas. A violência foi deflagrada depois que um grupo de jovens de várias igrejas percorreu as ruas de Gwada cantando para comemorar a ressurreição de Jesus na Páscoa. As agressões não se limitaram a Gwada.
Cristãos residentes na cidade de Minna também foram perseguidos quando os agressores tentaram destruir uma igreja. As autoridades relataram que vários veículos foram depredados e muitas pessoas ficaram feridas na confusão, mas sem vítimas fatais. O reforço foi necessário para conter a animosidade dos extremistas muçulmanos.
A Nigéria é formada por cerca de 150 milhões de habitantes, espalhados por mais de 200 grupos tribais, por isso o país é considerado um dois maiores quebra-cabeças sociais do continente africano. Geralmente as divergências em torno de questões políticas, religiosas e territoriais culminam em confrontos armados na região, promovidos via de regra por radicais muçulmanos.
Na Nigéria 50% da população professa o islamismo contra 40% de cristãos (protestantes e católicos). A Nigéria é um dos países onde mais cresce o número de cristãos, sobretudo pentecostais, e também onde há mais casos de perseguição por parte de radicais islâmicos.
No final do ano passado, uma onda de ataques ceifou a vida de milhares de cristãos. O descrédito das autoridades ao conflito é tanto que, semanas após o massacre, maios de cem corpos ainda aguardavam sepultamento.
Mais de 10 mil nigerianos já morreram em conflitos sectários desde que uma junta de líderes civis assumiu o poder, no lugar dos militares, em 1999. (Mensageiro da Paz - maio/2009)
--> Sua oração faz a diferença!
Comentários
Postar um comentário
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!