Retorno das aulas presenciais: necessidade e segurança
Volta às aulas: por que é necessária e como fazer em segurança Pandemia e educação
Os efeitos da pandemia na educação foram devastadores. O Banco Mundial estima que após 13 meses de escolas fechadas, a parcela dos estudantes latino-americanos de ensino fundamental que não conseguem compreender um texto de tamanho moderado saltou de 55% para 77%. Desigualdade educacional e evasão
A pandemia também agravou a desigualdade educacional. Alunos mais vulneráveis foram os mais afetados pelo fechamento das escolas e os que tiveram maiores dificuldades para acessar as aulas remotas. Outro problema foi a evasão escolar, que disparou: quase 1,4 milhões de estudantes brasileiros entre 6 a 17 anos abandonaram os estudos desde o início da pandemia. A necessidade da volta às aulas
A educação no Brasil nunca regrediu tanto em tão pouco tempo como nos últimos 15 meses. As oportunidades futuras de milhões de brasileiros estão seriamente ameaçadas nas próximas décadas. Por isso, é necessário pensar em como retomar as aulas presenciais sem pôr em risco a segurança de professores e alunos. Porém, essa decisão deve ser tomada em conjunto com as autoridades de saúde e embasada pela ciência. Cuidados com a segurança
Países como Alemanha, China, Dinamarca, França, Nova Zelândia, Portugal e Singapura conseguiram retomar as aulas presenciais sem registrar descontrole de casos entre alunos e professores. Quais foram as ações que eles tomaram? Protocolos sanitários e de distanciamento
Ações básicas para reduzir o contágio foram implementadas: Menos alunos por sala e espaçamento entre carteiras
Uso obrigatório de máscaras
Manter janelas abertas e ambientes ventilados
Horários alternados de entrada, saída e recreio
Lugares marcados nos refeitórios
Mais aulas em espaços abertos (ex: quadras)
Monitoramento de casos
Países como França e Alemanha realizaram fechamentos pontuais de algumas escolas para conter surtos isolados. Isso só foi possível graças ao monitoramento em todas as escolas Comunicação e transparência
Os critérios definidos no planejamento de abertura devem ser explicados à população, facilitando a cooperação das famílias e alunos. As autoridades também devem tirar dúvidas e divulgar boas práticas. Recuperando a aprendizagem
Além de permitir o retorno em segurança, a abertura deve ter como objetivo recuperar o tempo perdido. Não será fácil retomar os níveis de aprendizado de antes da pandemia e ainda avançar com o conteúdo. Por isso, há um enorme trabalho pela frente, que envolverá a adaptação de calendários escolares e a assistência a professores e diretores.
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