Retorno das aulas presenciais: necessidade e segurança




Volta às aulas: por que é necessária e como fazer em segurança

▶️ Pandemia e educação

Os efeitos da pandemia na educação foram devastadores. O Banco Mundial estima que após 13 meses de escolas fechadas, a parcela dos estudantes latino-americanos de ensino fundamental que não conseguem compreender um texto de tamanho moderado saltou de 55% para 77%.

▶️ Desigualdade educacional e evasão

A pandemia também agravou a desigualdade educacional. Alunos mais vulneráveis foram os mais afetados pelo fechamento das escolas e os que tiveram maiores dificuldades para acessar as aulas remotas. Outro problema foi a evasão escolar, que disparou: quase 1,4 milhões de estudantes brasileiros entre 6 a 17 anos abandonaram os estudos desde o início da pandemia.

▶️ A necessidade da volta às aulas

A educação no Brasil nunca regrediu tanto em tão pouco tempo como nos últimos 15 meses. As oportunidades futuras de milhões de brasileiros estão seriamente ameaçadas nas próximas décadas. Por isso, é necessário pensar em como retomar as aulas presenciais sem pôr em risco a segurança de professores e alunos. Porém, essa decisão deve ser tomada em conjunto com as autoridades de saúde e embasada pela ciência.

▶️ Cuidados com a segurança

Países como Alemanha, China, Dinamarca, França, Nova Zelândia, Portugal e Singapura conseguiram retomar as aulas presenciais sem registrar descontrole de casos entre alunos e professores. Quais foram as ações que eles tomaram?

◾ Protocolos sanitários e de distanciamento

Ações básicas para reduzir o contágio foram implementadas:

✅ Menos alunos por sala e espaçamento entre carteiras
✅ Uso obrigatório de máscaras
✅ Manter janelas abertas e ambientes ventilados
✅ Horários alternados de entrada, saída e recreio
✅ Lugares marcados nos refeitórios
✅ Mais aulas em espaços abertos (ex: quadras)

◾ Monitoramento de casos

Países como França e Alemanha realizaram fechamentos pontuais de algumas escolas para conter surtos isolados. Isso só foi possível graças ao monitoramento em todas as escolas

◾ Comunicação e transparência

Os critérios definidos no planejamento de abertura devem ser explicados à população, facilitando a cooperação das famílias e alunos. As autoridades também devem tirar dúvidas e divulgar boas práticas.

▶️ Recuperando a aprendizagem

Além de permitir o retorno em segurança, a abertura deve ter como objetivo recuperar o tempo perdido. Não será fácil retomar os níveis de aprendizado de antes da pandemia e ainda avançar com o conteúdo. Por isso, há um enorme trabalho pela frente, que envolverá a adaptação de calendários escolares e a assistência a professores e diretores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Deus é Amor proíbe “retetés” e outras práticas não ortodoxas em seus cultos

Anatomia da Divisão : Os ex-obreiros da Igreja Deus é Amor, as divisões e a fundação de novas igrejas (Parte 1)

Ex-genro de David Miranda contará em livro porquê deixou a Igreja Deus é Amor