República
Sidnei Moura
O conceito clássico de República, elaborado por filósofos como Platão e Aristóteles, estabelecem um ideal de governo fundamentado em princípios de justiça, bem comum, cidadania ativa e igualdade perante a lei. Para tanto, há a necessidade da ascenção de líderes sábios e justos para governar de maneira a promover o bem-estar de todos os cidadãos, além de reconhecer a importância da virtude cívica e da participação ativa dos cidadãos na vida política como base para um governo justo.
No Brasil, após 135 anos de período republicano, continuamos a enfrentar os grandes desafios da corrupção sistêmica e da impunidade, frente a uma realidade da defasagem do acesso ao bem comum e da disparidade social gritante. Além disso falta aos nossos cidadãos acesso a uma educação de qualidade que valorize os princípios do civismo e que combata todo e qualquer tipo de preconceito e retrocessos. Infelizmente amargamos também a realidade da não valorização de novas lideranças com visão qualitativa de governança e comprometimento com os interesses comuns.
Não há como comemorar o republicanismo e vive-lo em sua essência sem enfrentar os desafios contemporâneos com compromisso renovado com os princípios de justiça, bem comum, cidadania ativa, igualdade e governança. Apenas através de esforços coletivos e contínuos, tanto por parte dos governantes quanto dos cidadãos, será possível aproximar a realidade brasileira desses ideais republicanos clássicos e construir uma sociedade mais justa e equitativa.
Comentários
Postar um comentário
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO POSTADOS!